Entender a PPA

Entender a PPA

A perturbação do processamento auditivo (PPA) é definida como uma incapacidade observada em um ou mais destes comportamentos:

localização sonora e lateralização, discriminação auditiva, reconhecimento dos padrões auditivos e temporais do som e aspetos da audição.

Crianças com PPA apresentam inteligência e audição normal e a verdadeira natureza desta perturbação não é conhecida. Estima-se que, aproximadamente, 2-3% das crianças são afetadas por PPA. Os primeiros sintomas incluem atraso no desenvolvimento da linguagem e fonológico, perturbações de leitura, problemas de aprendizagem e memória auditiva fraca.

O Sistema do Processamento Auditivo

Um estímulo auditivo viaja através do sistema auditivo periférico (ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno) para o sistema auditivo nervoso central que se estende ao córtex cerebral. Este estímulo viaja ao longo do sistema auditivo com a finalidade de ser “processado”, permitindo que o indivíduo determine a localização de um som, identifique um som, separe este som do ruído de fundo e o consiga, finalmente, interpretar.
Sintomas e comportamentos característicos da Perturbação do Processamento Auditivo

• Comportamento como se uma perda auditiva estivesse presente, apesar de apresentar audição normal;
• Dificuldade na discriminação auditiva;
• Dificuldade em entender a fala na presença de ruído de fundo;
• Dificuldade de memória auditiva; incapaz de lembrar informações auditivas ou seguir várias instruções;
• Distração ou agitação em situações de escuta;
• Respostas inconsistentes às informações auditivas;
• Perturbação de linguagem recetiva e/ou expressiva;
• Dificuldade na aprendizagem de novas línguas;
• Fraca capacidade musical, não reconhecendo padrões de som ou ritmos;
Crianças que apresentem alguns destes sintomas, devem realizar uma avaliação do Processamento Auditivo. Geralmente, é considerado que os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses.

Avaliação do Processamento Auditivo Central

A maioria dos testes para esta avaliação exigem que a criança tenha, pelo menos, seis ou sete anos de idade. Antes desta avaliação, é realizada a avaliação auditiva periférica para serem descartadas patologias do ouvido médio e interno.
A abordagem a uma avaliação do processamento auditivo central deve incluir uma equipa de profissionais de áreas como audiologia, terapia da fala, otorrinolaringologia, neuropsicologia e educação especial.