Sintomas de perda de audição

Sintomas de perda de audição

Esforça-se para ouvir?

Sabia que a partir dos 25 anos a nossa audição entra em declínio?

Na verdade, com 50 anos, quase uma em cada duas pessoas tem dificuldade em compreender a conversação, especialmente em ambientes ruidosos. A perda de audição acontece quando as células ciliadas do ouvido interno ficam danificadas e não são capazes de converter as vibrações em impulsos necessários ao funcionamento do nervo auditivo.
Apenas a rapidez com que a audição pode sofrer esse declínio pode ser afectado por outros factores tais como a genética, a exposição prolongada ao ruído ou lesões.

Sintomas da Perda:
Mesmo que a perda auditiva ocorra lentamente, o impacto pode ser muito significativo.
Tendo em conta que a maioria das perdas auditivas ocorrem lentamente, os sintomas são, muitas vezes, difíceis de reconhecer, tendem também a ser ignorados até que a perda de audição seja mais evidente. Os sintomas mais comuns de perda auditiva incluem:

• Sentir que o orador está a murmurar
• Dificuldade em perceber as palavras, especialemente em ambientes com ruído ou ambientes de grupo
• Pedir frequentemente aos outros para falarem mais devagar,mais alto ou mais claro
• Precisar de subir o volume da Televisão e/ou do rádio
• Afastar-se das conversas
• Evitar contextos sociais

Apesar de alguns utentes adiaram o tratamento por diversos motivos, com os avanços tecnologicos dos últimos anos, a ajuda está mais disponível do que nunca.

Causas Comuns

Como pode ocorrer a perda auditiva
Algumas causas de perda auditiva incluem danos no ouvido interno, um acúmulo de cerumen, infecções, ou o tímpano perfurado. Entender como ocorreu a perda auditiva, pode ser útil para entender como ouve.

Como ouvimos

A audição ocorre quando as ondas sonoras atingem as estruturas do nosso ouvido e são convertidas em sinais nervosos para que o cérebro reconheça como um som. Os nossos ouvidos são formados por três áreas principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. As ondas sonoras passam através do ouvido externo e causam vibrações no tímpano. O tímpano e os três ossículos do ouvido médio - martelo, bigorna e estribo - amplificam as vibrações que viajam até ao ouvido interno. Aí, as vibrações passam através do fluído na cóclea, uma estrutura em forma de caracol localizada no ouvido interno. Ligado às células nervosas da cóclea estão milhares de minúsculos cílios que ajudam a traduzir as vibrações sonoras em sinais elétricos que são posteriormente transmitidos ao cérebro. As vibrações de diferentes sons afectam estes pequenos cílios de formas diferentes, fazendo com que as células nervosas possam enviar sinais diferentes para o cérebro. É assim distinguimos um som de outro.

Causas da perda de audição

Lesão do Ouvido interno

• Envelhecimento e exposição prolongada a ruídos altos pode causar desgaste nos cílios ou nas células nervosas da cóclea que enviam sinais sonoros para o cérebro. Quando estes cílios ou células nervosas estão danificadas ou em falta, os sinais elétricos não são transmitidos da forma mais eficiente, e perda auditiva ocorre. Os tons mais agudos podem soar abafados quando os ouve. Pode tornar-se difícil perceber palavras com ruído de fundo. A hereditariedade pode torná-lo mais propenso a estas alterações. Este tipo de perda auditiva é conhecida como perda auditiva neurossensorial e é permanente.

Cerumen

• Por vezes, o cerumen pode bloquear o canal auditivo e impedir a condução de ondas sonoras. Isto pode causar uma perda auditiva condutiva, que é normalmente restaurada com a remoção do cerumen.

Infecções do ouvido, crescimento ósseo anormal ou tumores.

• No ouvido médio e externo qualquer uma destas situações pode causar perda de audição


Perfuração do Tímpano

• Explosões, ruídos muito fortes, mudanças bruscas de pressão, mexer no tímpano com algum objecto, ou uma infecção pode causar ruptura da membrana timpânica e prejudicar sua audição.

 

Fonte: várias fontes da internet