Rastreio Auditivo Neonatal

Rastreio Auditivo Neonatal

O rastreio auditivo neonatal tem como objetivo a deteção precoce de perdas auditivas nos bebés recém-nascidos, permitindo um diagnóstico (até aos três meses de vida) e intervenção (antes dos seis meses de vida) ...

a fim de reduzir ou eliminar consequências relacionadas com estes problemas.

A audição normal é essencial para uma correta aquisição e desenvolvimento da linguagem e desenvolvimento cognitivo e emocional de uma criança.
Este rastreio deve ser realizado ao nascer ou, no máximo, até trinta dias de vida. No caso de perda auditiva confirmada, dever-se-á iniciar a intervenção precoce e adequada até aos seis meses de idade.
O rastreio é feito através do exame Otoemissões Acústicas. Este teste é simples, rápido e não doloroso, consiste na colocação de uma sonda no canal auditivo do bebé e no registo da resposta do ouvido interno ao estímulo sonoro emitido pelo equipamento. Num bebé com défice auditivo, não se obtêm otoemissões acústicas.
A avaliação e o seguimento de uma criança com perda auditiva deverão incluir uma equipa multidisciplinar que inclua pediatras, otorrinolaringologistas, audiologistas, enfermeiros, terapeutas da fala, psicólogos e outros. Estas crianças devem ter acesso a todos os meios de ajuda técnica adequados e necessários à sua (re)habilitação, nomeadamente próteses auditivas e implantes cocleares.

Fonte: várias fontes da internet