No que consiste um exame de audiometria?

No que consiste um exame de audiometria?

Pedir para as pessoas repetirem o que falaram, não ouvir quando os outros o chamam, não perceber partes das frases que houve... Reconhece esses sinais? Sã os sintomas de que a sua audição não está a 100%. E sim, é motivo para um exame de audiometria.

Quando desconfiamos que nós ou alguém do nosso convívio não está a ouvir bem, é necessário procurar ajuda profissional para fazer o diagnóstico e tratamento. Um dos processos envolvidos é o exame de audiometria tonal e vocal, essenciais para verificar se há perda auditiva e medi-la.

O que é o exame de audiometria?

É o exame realizado pelos profissionais da área que tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons. Desta forma detectam-se possíveis alterações auditivas, e a partir daí o profissional responsável pode prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, como o uso de aparelhos auditivos por exemplo.

Existem dois tipos de audiometria: tonal e vocal. Enquanto o primeiro avalia as respostas do paciente a sons emitidos em diversas frequências, o segundo mede a capacidade em reconhecer a fala humana.

Como é feita a audiometria?

Ambos os tipos de audiometrias são indolores e relativamente rápidos, cerca de 40 minutos em adultos. Embora seja muito eficaz, depende diretamente da colaboração do paciente.

Numa cabine acústica com janela de vidro ou sala acústica, o paciente coloca um auscultador nos ouvidos — este é o meio de comunicação entre ele e o examinador. Ao ouvir os sons emitidos, o paciente responde com gestos previamente combinados com o profissional.